Breve introdução ás Florestas
A Floresta é um bioma com ares misteriosos que sempre causou as mais variadas sensações no homem: fascínio, encantamento, inspiração, solidão, temor, medo, etc.. uma enorme quantidade de animais, plantas, povos, culturas e lendas, fazem das florestas um lugar de grandes riquezas naturais e culturais, aliás é nas florestas que se encontra a maior biodiversidade terrestre. as florestas se caracterizam por ser um bioma de elevado adensamento de árvores e plantas, abrigo de diversas espécies de seres vivos e também são ricas em água doce. no mundo todo, há 4 tipos de florestas, apesar de terem semelhanças, cada tipo de floresta possui grandes diferenças. todas florestas do planeta somam uma área em torno de 50 milhões de Km2 ou quase 1/3 das terras emersas.
O Descaso global
Infelizmente as florestas são um bioma cada vez mais ameaçado no planeta. processos de desmatamentos florestais ocorrem em todo globo. madeireiras ilegais e expansão agrícola e urbana são as principais causas do desmatamento florestal no mundo. além do desmatamento, as florestas também sofrem com pressões humanas, lixo e poluição dos rios são outros impactos a florestas.
Brasil, multi riquezas ameaçadas.
O descaso com o meio ambiente ainda é uma realidade no mundo todo. em especial no Brasil, país de ricas e exuberantes florestas. há um triste e preocupante descaso com as florestas entre outros biomas, percebe-se que parte da população, coloca as questões ambientais como algo de pouca importância, algo menos emergencial que outros problemas do país. essa pouca importância com os problemas ambientais brasileiros ocorre desde a classe política até a população em geral. há no país, uma preocupação geral com problemas econômicos e sociais, e as problemáticas ambientais, como o desmatamento das nossas florestas? esse é um problema colocado por muitos como uma questão de pouca relevância. mas o que muitos não notam, é que o meio ambiente é a base do desenvolvimento sócio econômico de qualquer nação. séculos atrás, países colonialistas, pobres em recursos naturais, exploravam impérios e novos territórios, riquíssimos em recursos naturais. essa exploração, enriqueceu esses países. o Brasil, tão rico em recursos, foi também explorado, de nossas florestas, foi extraída madeira (principalmente o pau brasil, que deu nome ao país) e outras matérias primas importantes no comércio europeu da época. ainda hoje as florestas brasileiras continuam sendo exploradas irracionalmente.
"percebe-se que parte da população, coloca as questões ambientais como algo de pouca importância, algo menos emergencial que outros problemas do país."
A mata de araucárias, rapidamente se reduziu a quase nada do que era, a mata atlântica se encontra em fragmentos e a amazônia, nova fronteira exploratória, vai se fragmentando em determinadas áreas. se continuarmos paralisados a essa exploração que se arrasta a séculos, nossos recursos naturais continuarão se esgotando. haverá um grande prejuízo biológico, cultural, social e econômico. já sentimentos os efeitos da escassez de chuvas no centro - sul do país, devido a redução drástica da cobertura florestal da amazônia. as chuvas vindas da amazônia, já não vêm em abundância, o que atualmente causa prejuízos sócio econômicos no sudeste. a mata atlântica fragmentada a muito tempo, também causa queda da umidade de regiões que antes eram bem mais úmidas e os rios poluídos nos grandes centros urbanos do país, diminui a oferta de água potável. a busca por essa preciosa água potável ocorre dentro das florestas. se a mentalidade do povo em geral, não mudar, poderemos no futuro, ter muitos dos nossos recursos naturais "jogados fora", a economia e os problemas sociais serão cada vez mais agravados, a cultura e o sustento extrativista de muitos povos entrará em decadência e a rica biodiversidade será cada vez mais ameaçada. é uma pena que muitos só se preocupam com as questões ambientais, quando suas vidas sociais e econômicas são afetadas. parece mesmo que se preocupar com o meio ambiente e abraçar essa causa seja algo supérfluo, parece ser frescura tratar das questões ambientais com tanta dedicação ou lutar para que nossa fascinante natureza seja preservada. pois boa parte da nossa sociedade ainda possui a mente muito fechada. mas de toda forma, nesse país marcado por explorações irracionais da natureza, descasos ambientais e mentes tão fechadas, se despontam heróis que valorizam e lutam pela preservação do nosso patrimônio natural. patrimônio que abriga a rica cultura e biodiversidade brasileira, que guarda riquezas em potencial para promover um maior desenvolvimento sócio econômico. talvez por nossa natureza ser tão exuberante e tão farta, nos colocamos alheios a agressiva devastação de nossos biomas e a consequente decadência ambiental. seja como for as questões ambientais não são frescura, sustentabilidade não é assunto supérfluo e florestas não são matos.
"nesse país marcado por explorações irracionais da natureza, descasos ambientais e mentes tão fechadas, se despontam, heróis que valorizam e lutam pela preservação do nosso patrimônio natural."
Nenhum comentário:
Postar um comentário